MEC Reprova 14 Cursos de Engenharia e TI

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje, dia 8, um complemento da lista revelada, no final de 2012, com os cursos superiores considerados de má qualidade em todo o Brasil. A nova lista apresenta 38 cursos considerados ruins, 14 deles em áreas como engenharia, matemática e computação.


De acordo com o MEC, os cursos reprovados registraram notas 1 ou 2 no CPC, exame que avalia a infraestrutura das faculdades, titulação dos professores e o desempenho de seus alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A nota máxima no CPC é 5.

Aparecem na lista cursos de universidades tradicionais, como PUC e Mackenzie, além de nove instituições federais, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), que já foi considerado um dos melhores do país. Receberam notas insuficientes, por exemplo, o curso de engenharia civil da PUC de Goiás e o curso de análise e desenvolvimento de sistemas do IFF.

Apesar da má avaliação, o MEC não proibirá as faculdades gestoras dos cursos considerados ruins de receber novos alunos em 2013 e realizar vestibular no meio do ano. No entanto, as instituições de ensino deverão apresentar ao Ministério um plano para melhorar a qualidade de seus cursos, ampliando, por exemplo, suas bibliotecas e salas de informática e contratando mais professores em regime integral e com titulação acadêmica, como mestrado e doutorado.

Além dos 38 cursos reprovados hoje, outros 207 cursos foram considerados ruins em lista divulgada em dezembro de 2012. Ao todo, o MEC avaliou 8.665 cursos das áreas de ciências exatas, licenciaturas, informação e comunicação.

Veja abaixo a tabela com os 14 cursos de engenharia, matemática e TI reprovados pelo MEC:

 

 

 

Fonte: Exame Info

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/906-universidades-dizem-que-alunos-boicotam-o-enad
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/904-acervo-de-museu-judaico-pode-conter-obras-roubadas-por-nazistas