A Arquitetura nas Artes Pré-Helênicas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Fenícios

Grandes navegadores e comerciantes, os fenícios serviram mais de intermediários de artes entre os egípcios e gregos, do que propriamente de criadores. A arte fenícia mais esperada, aquela à qual davam mais atenção, talvez por seu espírito barganheiro, foi a das jóias preciosas, incrustações e trabalhos finos de ourivesaria.

 

A Arquitetura

Houve, nesta arquitetura, a predominância da pedra talhada em blocos e não em colunas, como aconteceu no Egito. Dos pilares fenícios, retangulares e cheios de volutas, originou-se o capitel jônico.

Nas ruínas de Sidon e Tiro, pouco há de se ver; os templos de Maabed, túmulos perfurados na rocha, encimados por marcos e túmulos de Cartago. Houve influência de outros povos, como soe acontecer com todo povo eminentemente comerciante como o fenício.

 

Ornatos

Os fenícios adotaram de outros povos vários motivos. Por exemplo: Sol Alado e Touro Alado. Como motivação de origem própria, tinham estrelas estilizadas e uma mão aberta, também estilizada. O povo fenício foi, sem dúvida, um povo sem maiores ambições artísticas.

Hebreus

O povo era quase que como um povo irmão do fenício, daí talvez aceitar sua influência em muitos pontos da arte, como, por exemplo, na arquitetura. Aliás, queremos crer que havia um certo constrangimento dos hebreus no setor artístico, devido às leis severas de Moisés, que proibiam a reprodução de paisagens e figuras. Daí, talvez o pouco desenvolvimento das artes entre este povo.

 

A Arquitetura

De sua arquitetura, apenas tomamos conhecimento do palácio e do célebre templo de Salomão. Quando Nabucodonosor conquistou esta região, a primeira coisa que fez foi destruir estas duas colossais obras arquitetônicas.

Quem descreve para nós estes templos é a própria Bíblia Sagrada: o Templo de Salomão era monumental, com entradas majestáticas, pilones e colunatas, altares de sacrifício e as colunas gêmeas de Jachin e Boaz.

Etruscos


O povo etrusco floresceu na península itálica, perto de Toscana. Lá pela metade do primeiro milênio, o território de Úmbria foi dividido pelos etruscos, que abordaram todo Tevere e a região propriamente dita. Daí talvez sua arte ser tão influenciada por terceiros.


A Arquitetura

O Templo etrusco era orientado de norte a sul e possuía uma planta quadrada. Na área do templo, o arauto ouvia e cantava a vontade divina, que lhe era revelada por sinais no céu ou nas vísceras de animais sacrificados. Mas voltando a arquitetura propriamente dita (e não a sua usança...), devemos dizer que os etruscos, se não criaram novos estilos, pelo menos os aperfeiçoaram.

A abóbada, embora não sendo invenção deles, foi por eles muito aperfeiçoada.

A ordem Toscana dos Romanos inspirou-se na arquitetura etrusca, que, aliás, baseava-se na Ordem Dórica Grega.

Outros detalhes que merecem menção são certos aspectos de construção etrusca, tais como o arco irradiante (tão encontrado na arquitetura Romana) e a construção de muralhas, que obedeciam ao sistema poligonal. Tal observação pode ser feita no Arco de Augusto em Perugia, arco este construído de antigas muralhas etruscas. É bom se observar que Perugia, cidade italiana, é de origem e formação completamente etrusca.




(Templo etrusco era orientado do norte para o sul, construído com barro cru ou em madeira, com planta quadrada.)

Mar Egeu


O período de arte que ora estudamos e que é denominado de “Pré-Helênico”, é aquele que pode ser chamado de período de arte grega primitiva. Nesta época, abundaram estruturas colossais, de aspecto tosco e maciço.

A pintura e o estilo dos ornatos é praticamente uma aglobamento dos outros povos vistos neste mesmo período. Nada de importante ou diferente existe.


A Arquitetura

De conformidade com o estudo de muros e ruínas Egeus, a alvenaria foi dividida em 3 partes:

Ciclópica – Colossais pedras justapostas, que, deixando interstício, davam ensejo a que se colocassem pedras menores. Usava-se o barro como ligadura. Este tipo de alvenaria foi encontrado em Creta, Knossos, Tirinto e Argos.

Retangular – Colossais pedras retangulares justapostas em cursos retangulares. Simétricos. Encontrados nas torres de Micenas.

Poligonal – Pedras com blocos de muitas facetas, disposto de forma artística e estudado. Foi encontrada na Acrópole de Atenas e em Cnidos. Colunas que se afinam na base, de cima para baixo, são características deste tipo. Encontra-se em Knossos.

Se fizermos uma observação mais minuciosa deste período chamado de Pré-Helênico, sentiremos que ele é um tanto decepcionante, praticamente sem características próprias. Mas isso, na ,maioria das vezes, sempre aconteceu na História das Artes, quando um povo de pequena ou pobre cultura faz contato com um povo de grande cultura... principalmente se este povo tiver a altura da civilização grega do passado.

O Mausoléu de Halicarnasso


Construído nas praias do Mar Egeu, no século IV a. C. foi o mais esplêndido túmulo que o mundo já viu. Era uma esplêndida construção de mármore com quase 50 metros de altura, com uma sólida base da qual se erguia uma colunata gônica suportando uma pirâmide coroada por um majestoso carro de quatro cavalos onde estavam o rei e a rainha. Esse túmulo maravilhosamente proporcionado erguia-se do centro de uma grande plataforma retangular, lajeada de mármore branco e amarelo. O longo lance de degraus que conduzia à plataforma era flanqueado de leões que exprimiam poder, equilíbrio e majestade. Na câmara sepulcral em planta retangular erguiam-se 36 colunatas de mármore com douradas que sustentavam a pirâmide de 24 degraus. Três frisos coloridos e esculpidos cercavam o conjunto. Um deles representando uma batalha entre gregos e as amazonas, o segundo uma corrida de bigas e o terceiro a luta entre os gregos e os centauros.

No ano de 1402, os cavalheiros de São João apoderam-se da cidade e destruíram essa obra deslumbrante em beleza, ideada pela rainha Artemísia em honra de seu marido, o rei Mausolo, e construído pelos renomados arquitetos gregos Satyros e Pythios e o escultor Scopas.

 

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/arquitetura/34-estilo-arquitetonico/58-a-arquitetura-grega
  • /index.php/salas/arquitetura/34-estilo-arquitetonico/56-a-arquitetura-nas-artes-orientais