Caspar
O pintor romântico alemão Caspar David Friedrich , 05 de Setembro de 1774 a 07 de Maio de 1840, era um dos maiores expoentes na arte européia da paisagem simbólica.
Estudou na academia em Copenhag (1794-1798), e estabeleceu-se subseqüentemente em Dresden, viajando freqüentemente a outras partes da Alemanha. As paisagens de Friedrich são baseadas inteiramente naquelas da Alemanha do norte e revivem paisagens das árvores, dos montes, dos portos, das névoas da manhã, e de outros efeitos claros baseados em uma observação próxima da natureza.
Algumas das pinturas mais belas de Friedrich são expressões de um misticismo religioso. Em 1808 exibiu uma de suas pinturas mais controversas, a cruz nas montanhas (Gemaldegalerie, Dresden), em que -- para a primeira vez dentro a arte cristã -- uma alta-paz conservada nos termos de uma paisagem pura. A cruz, vista obliqua de trás, é um elemento insignificante na composição. Mais importantes são os raios dominantes do sol da noite, que o artista dito descreveu o ajuste do velho mundo pré-cristão. A montanha simboliza uma fé imóvel, quando as árvores do abeto forem uma alegoria da esperança. Friedrich pintou diversas outras composições importantes em que as cruzes dominam uma paisagem.
Mesmo algumas das pinturas aparentemente simbólicas de Friedrich contêm detalhes internos, os indícios a que são fornecidos pelas escritas ou por aquelas do artista de seus amigos literários. Para o exemplo, uma paisagem que mostra uma abadia arruinada na neve, abadia com árvores do carvalho (1810; Schloss Charlottenburg, Berlim), pode ser apreciado em um nível como um bleak, cena do inverno, mas o pintor pretendia também que a composição representasse a igreja agitada pela reforma e transição de coisas terrenas.
- /index.php/salas/artes-plasticas/38-pintores/15-renoir
- /index.php/salas/artes-plasticas/38-pintores/1040-galeria-botticelli