Claude Monet

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Claude Monet (1840-1926) foi um pintor francês considerado um dos mais importantes pintores da Escola Impressionista. O termo impressionista surgiu durante uma exposição realizada em 1874, quando o quadro de Monet, "Impressão, Nascer do Sol", foi criticado por retratar a “impressão” de uma cena e não a realidade.  O termo que fora usado pejorativamente se tornou corrente e Monet passou a ser considerado o chefe da Escola Impressionista, uma das mais importantes da história da pintura. Seu quadro encontra-se hoje no Museu Marmottan Monet, em Paris.

Infância e Juventude

Oscar-Claude Monet nasceu em Paris, França, no dia 14 de novembro de 1840. Filho de um modesto comerciante com cinco anos mudou-se com a família para Saint-Adresse, próximo ao porto de Le Havre, na Normandia. Desejava ser pintor e recebeu o incentivo da tia Marie-Jeanne Lacadre, uma amante da pintura.

Com 15 anos ficou conhecido em sua cidade por fazer e vender caricaturas. O interesse de Monet pela luz e pela cor teve influência nas gravuras japonesas de Hokusai e na pintura de Eugène Boudin, que o incentivou a praticar a pintura ao ar livre e se tornar um pintor paisagista, pouco comum na época.

Mudança para Paris

Entre 1859 e 1860, Monet viveu em Paris, onde se entusiasmou com as pinturas de Charles Daubigny e Constant Troyon na Escola de Barbizon. Apesar da insistência da família, recusou-se a ingressar na Escola de Belas Artes e preferiu visitar os locais frequentados pelos inovadores da época. Passou a trabalhar na Academia Suíça, onde se tornou amigo do ainda estudante, Camille Pissarro. Em 1861, o serviço militar na Argélia interrompeu a experiência.

Em 1862, depois do serviço militar, Monet voltou a Paris para estudar no ateliê de Charles Gleyre, onde conheceu Renoir, Fréderic Bazille e Alfred Sisley. Levava uma vida nômade e de frequentes dificuldades, apesar do sucesso do retrato de sua amante Camille Doncieux, e o quadro “A Varanda à Beira Mar Perto do Havre”, de 1866.

Impressionismo

No verão de 1869, Claude Monet e Auguste Renoir se instalaram no balneário de Bougival, uma pequena comunidade localizada na margem esquerda do rio Sena, onde produziram uma série de telas consideradas como os primeiros exemplos do estilo que posteriormente seria denominado de “Impressionista”. Os quadros produzidos ao ar livre retratavam a natureza, a luz do Sol na água, as mudanças de luz, tudo com pinceladas largas que iam de encontro à tradição acadêmica da época. É dessa época a tela Banhistas de Grenouillière.

Em 1870, Claude Monet casou-se com Camille Doncieux, mãe de seu filho Jean, nascido em 1867. Para fugir da guerra franco-prussiana, como a maioria dos artistas, a família refugiou-se em Londres, onde junto com Pissarro conheceu o marchand Paul Durand-Ruel, mais tarde seu agente. Em 1872 retorna à França e instala-se em Argenteuil, um pequeno povoado no subúrbio de Paris, cercado de campos, nas margens do Sena, onde as belas paisagens serviram de inspiração para numerosas obras, entre elas, Regata em Argenteuil.

Ainda em 1872, Monet esteve em Le Havre, onde a luz do amanhecer e seus reflexos sobre a água o inspiraram para a elaboração da tela “Impressões, Nascer do Sol”, onde usou a típica pincelada “interrompida”.

Em 1874, rejeitados pelo Salão Oficial, o grupo de pintores que partilhava algumas técnicas e certos temas, organizou sua primeira exposição no estúdio parisiense do fotógrafo Félix Nadar. A tela Impressão, Nascer do Sol foi criticada pelo pintor e escritor Louis Leroy, por retratar “impressões” de uma cena e não a realidade. O título da obra deu origem à Escola Impressionista.

Apesar do sucesso de algumas obras, Monet vivia em dificuldade financeira. Entre 1874 voltou para Argenteuil quando recebeu ajuda de Pissarro. Na casa alugada, ele pintava flores plantadas por ele, retratos de Camille e dos amigos. Recebia visita de vários pintores e essa época foi o período mais fértil do Impressionismo. São dessa época:

  • Mulher com Sombrinha (1875)
  • Estação de Saint-Lazare (1877)

Em agosto de 1878 o artista mudou-se para Vétheuil onde pintou aproximadamente 150 obras, entre elas, “Vétheuil”. Nesse mesmo ano nasce seu filho Michel. Em 1879, com a morte de Camille, Monet e seus filhos se mudam para a casa de Alice Hoschedé, esposa de um de seus patrocinadores, em Poissy. Em 1883, muda-se para Giverny, a noroeste de Paris, próxima ao rio Sena, local que serviu de inspiração para belas pinturas. Em 1892 casa-se com a viúva Alice Hoschedé, com quem viveu até a morte.

 

 

 

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/artes-plasticas/38-pintores/1753-amedeo-modigliani
  • /index.php/salas/artes-plasticas/38-pintores/1722-edvard-munch