A Origem do Youtube

Estávamos em Fevereiro de 2005.


Resultado de imagem para youtubeNuma garagem na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, três jovens tinham iniciado o desenvolvimento de um site para partilha de vídeos. Estes três jovens, Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim, tinham-se conhecido na empresa onde trabalhavam, a PayPal.

No dia 14 daquele mês registaram o domínio youtube.com e dedicaram-se a criar o website nos meses seguintes.

Ainda em fase de testes, foi feito o primeiro upload de um vídeo no dia 23 de Abril. Esse vídeo mostra Jawed Karim a passear no Jardim Zoológico San Diego. Tem o nome de “Me at the Zoo” e ainda se encontra disponível para visualização.

Em Maio o site passou para a fase pública de testes, estando assim durante seis meses.

Em Novembro de 2005 era oficialmente fundado o Youtube, com a sua sede situada por cima de uma pizzaria, na cidade de San Mateo. Como todas as empresas, o Youtube necessitava de dinheiro para funcionar e teve o apoio financeiro de uma empresa de capital de risco, a Sequoia Capital.

O sucesso foi acima de estrondoso. Apenas oito meses depois, em Julho de 2006, já eram introduzidos no Youtube 65.000 vídeos novos por dia e o site recebia 100 milhões de visitas por dia para visualização de vídeos.

Tal sucesso não passou despercebido e em Outubro de 2006, ou seja menos de um ano após a sua criação oficial, a Google adquiriu o Youtube por 1,65 biliões de dólares, mantendo no entanto o funcionamento da sua estrutura empresarial já existente, incluindo os seus três fundadores.

Actualmente o Youtube existe em 51 línguas diferentes e pode ser utilizado de forma transversal em praticamente todos os dispositivos actuais de media, desde smartphones a televisores, passando por tablets e consolas de jogos como a Xbox360.

A sede do Youtube está localizada em San Bruno, na Califórnia, Estados Unidos.

Curiosidades:

– A ideia da criação do Youtube nasceu da dificuldade com que Hurley e Chen se depararam quando pretenderam partilhar com os amigos uns vídeos que tinham sido feitos num jantar recente, onde todos tinham estado presentes;

– São introduzidos cerca de 60 minutos de novos vídeos no Youtube a cada minuto que passa;

– Em Maio de 2010 foram vistos 14 biliões de vídeos no Youtube;

– O valor de 99% do tráfego no Youtube tem origem em apenas 30% dos vídeos lá existentes;

– Na China o acesso ao Youtube é proibido e está bloqueado em todo o país;

Tags: A Origem do Youtube

Imprimir Email

  • /index.php/salas/idomas/101-curiosidades/1380-a-origem-do-arroba
  • /index.php/salas/idomas/101-curiosidades/1378-a-origem-do-diabo