O Nevoeiro

Sugestão de leitura


O Nevoeiro (The Mist)
Autor: Stephen King
Ano: 1980 (publicado no livro Dark Forces)



"O Nevoeiro" é um conto de Stephen King, um notável escritor de terror, que teve muitas de suas histórias adaptadas para o cinema, além de ser um dos escritores com mais livros vendidos. O conto foi originalmente publicado no livro "Dark Forces", uma coletânea de contos, em 1980, e mais tarde o conto fez parte da coletânea de contos “Tripulação de Esqueletos” de Stephen King.

A história se passa numa cidadezinha americana, que após uma forte tempestade é encoberta por um nevoeiro, mas este não é um nevoeiro qualquer. Um grupo de pessoas fica encurralado num mercado, e logo descobrem que existem criaturas neste nevoeiro. Essas pessoas com personalidades diversificadas, se vendo nessa situação extrema, tentam manter a calma, o que  não é nada fácil considerando as circunstâncias.

Os personagens tem cada um sua própria essência, no conto há uma diversidade de personalidades que nos causam reações diferentes, desde raiva até admiração, o que é muito bom, pois assim o conto interage com o leitor. A história passa uma sensação de que as personagens estão enfrentando uma "prisão psicológica" e você acaba sentindo a angústia deles.

Esse conto, como muitas outras obras de King, foi adaptado para os cinemas. O filme transmite bem a tensão das personagens, e não foge muito da história original. A única diferença é o fim, que é totalmente diferente do conto, já que em filmes geralmente precisa-se de uma explicação detalhada e conclusiva da história para agradar os telespectadores, o que costumeiramente não acontece nas histórias de King, que forçam os leitores a se questionarem e intrigam não só no decorrer da história, mas até o último momento.


Filme baseado no conto. (2007)

Esse conto foi a minha primeira leitura de um trabalho de Stephen King, e desde então me tornei um fã do mestre do terror, embora ainda não tenha lido nem 10% de seus livros. Quanto à adaptação cinematográfica do conto, embora se difere em partes, é muito boa, com um final surpreendente! Confira, o conto e o filme!
 
 
 
Jonatha 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/31-sugestao-de-leitura/614-a-ilha-sob-o-mar
  • /index.php/salas/literatura/31-sugestao-de-leitura/578-sonho-de-uma-noite-de-verao