Harvard Sugere Boicote a Revistas Acadêmicas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Harvard sugere boicote a revistas acadêmicas
Instituição incentiva seus professores a publicarem suas pesquisas em veículos de livre acesso

Devido ao alto custo das assinaturas de revistas acadêmicas, a Universidade de Harvard vem incentivando seus professores a publicar suas pesquisas gratuitamente em veículos de livre acesso, afirma o jornal The Guardian.

Um memorando da instituição, destinado a professores e funcionários, alertou que ela não poderia mais arcar com os custos de muitos dos grandes jornais. Segundo consta no memorando, as grandes editoras criaram uma “situação insustentável” para a universidade, tornando a interação acadêmica “fisicamente insustentável” e “academicamente restritiva”.

O preço para consultas de artigos disponíveis online em duas das maiores editoras cresceu 145% num período de seis anos, diz o conselho docente de Harvard.

Mais de 10.000 acadêmicos se juntaram ao boicote da Elsevier, uma das maiores editoras holandesas, em protesto aos seus preços e políticas de acesso.

Robert Darnton, diretor da biblioteca de Harvard e um dos convidados do 4o. Congresso Internacional CULT de Jornalismo Cultural, afirma: “O sistema é um absurdo e infringe terríveis danos às bibliotecas. A assinatura de um ano do The Journal of Comparative Neurology custa o mesmo que 300 monografias. Nós simplesmente não podemos continuar pagando o aumento de preço da assinatura. A longo prazo, a solução será a publicação online com acesso livre, mas precisamos de um esforço concentrado para alcançar esse objetivo”.

Espera-se que essa iniciativa atinja outras universidades americanas.


Fonte: Revista Cult

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/682-as-cronicas-marcianas
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/680-site-sobre-a-influencia-cultural-de-portugal