Houve 6 Outras Cleópatras Além da que Você Conhece

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A rainha que Elizabeth Taylor eternizou no cinema era Cleópatra Thea Philopator, ou Cleópatra 7ª - última pessoa a governar o Egito com título de faraó. Ela pertencia à dinastia dos Ptolomeus, uma família de origem grega que administrou o Egito entre 305 a.C. e 30 a.C. "Existiram 7 Cleópatras e 15 Ptolomeus durante o reinado ptolomaico", diz o historiador Júlio Gralha, especialista em Egito Antigo.

Tudo começou com Ptolomeu 1º, que tinha sido general de Alexandre, o Grande. Quando assumiu o controle do Egito, após a morte de Alexandre, ele se auto-proclamou faraó. Mas a dinastia inaugurada ali duraria apenas 3 séculos, em boa parte por causa das disputas internas. Ptolomeus e Cleópatras se engalfinhariam o tempo todo pelo trono.

A Cleópatra famosa, 7ª da dinastia, era filha de Ptolomeu 12 e Cleópatra 5ª. Tinha apenas 14 anos quando começou a governar, junto com o pai. Mais tarde, dividiu o trono com seu irmão caçula, Ptolomeu 13), e acabou se casando com ele. Mas os dois nunca se bicaram. Temendo as crescentes ambições da irmã-esposa, Ptolomeu organizou um complô contra ela. Cleópatra fugiu para a Síria, onde organizou um exército para retornar ao Egito e recuperar o poder.

Em meio à guerra civil, o general romano Júlio César sitiou Alexandria e se declarou juiz da pendenga entre os irmãos. Foi quando a rainha do Nilo utilizou sua principal arma: sedução. Dona de uma pele alva e macia, perfumada com banhos de leite de cabra, ela virou amante de César e botou Ptolomeu para escanteio.

 

Fonte: Super Interessante

 

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/903-em-ano-de-implementacao-de-cotas-usp-fica-de-fora
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/901-franca-oferece-bolsas-de-estudo-em-ti