Dez Dicas Práticas para Entrar na Faculdade de Medicina

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Entrar em uma faculdade de Medicina é coisa de gênio? Ou é privilégio de quem pode pagar? O professor Rubens Oda, do Descomplica, desmistifica a preparação para um dos vestibulares mais concorridos e dá dez dicas práticas para passar para o curso:

- Passar para Medicina é possível para qualquer aluno, e exige muito mais transpiração do que inspiração. Ter uma rotina de “atleta”, preparando-se diariamente para as provas, pode transformar qualquer jovem em um sério candidato a futuro médico.

1) Projete felicidade x desafios

Se seu projeto de felicidade é ser médico, saiba o tamanho do desafio que você tem pela frente. A melhor forma de conhecer suas dificuldades é resolvendo exercícios e fazendo simulados, seguindo os modelos dos vestibulares que irá fazer. Todo aluno sabe as matérias em que têm maior deficiência, mas a resolução de simulados traz um choque de realidade importante para seu crescimento.

2) Tenha metas de curto prazo

Não adianta pensar somente na prova que você fará no fim do ano. Tenha metas diárias, semanais e mensais de estudo. Assim, poderá ajustar seus erros e acertos durante o percurso. Pense que, se faltam seis meses para o Enem, você terá que completar cerca de 20% dos conteúdos a cada mês. Esta conta já deixa apenas um mês para revisão dos conteúdos antes dos exames.

3) Estabeleça uma rotina

Assim como um atleta, ter um cronograma de estudos e segui-lo em uma rotina é muito importante para garantir que nada ficará para trás. Inclua no seu cronograma tempo de descanso e até mesmo imprevistos.

4) Descanse

Cansaço atrapalha e muito! Planeje fazer atividades prazerosas no seu tempo de descanso, caso contrário não aguentará o ritmo até o fim do ano. O tempo de descanso varia em função das suas metas e limitações. Tenha um tempo de descanso diário e, ao menos, um período de descanso ao longo da semana (que tal um cinema domingo à tarde com os amigos?). Lembre-se: forçar a barra e estudar muito cansado não vale a pena, os conteúdos não serão aprendidos de forma significativa.

5) Conheça o inimigo

Conhecer as provas de vestibular e do Enem é passo fundamental em sua trajetória. Faça muitos exercícios e simulados. Cronometre o tempo que leva para resolver as provas, garantindo que no dia D você estará pronto para a batalha! Busque sempre as provas antigas no site das instituições para as quais você fará provas.

6) Foque nas específicas

Muitos vestibulares têm provas específicas com peso maior na composição das notas. Mesmo faculdades que usam o Enem podem dar peso maior em certas áreas de conhecimento. Quanto mais pontos valem uma disciplina, mais foco deve ser dado a ela. Normalmente, as específicas são Biologia e Química. Não se esqueça de que Física também fará parte da sua nota em Ciências da Natureza no Enem.

7) Pratique estudo ativo

Estudar não é só ler e assistir aula. Empodere seu estudo! Faça resumos, mapas mentais e utilize esses materiais em revisões próximas à prova.

8) Resolva exercícios

A resolução de exercícios é peça chave ao sucesso. Nas questões discursivas escreva suas respostas e compare aos gabaritos oficiais de forma crítica. Na prova tente pensar como a banca, e imagine quais devem ser as palavras-chave em suas respostas.

9) Reconheça suas dificuldades

Como diria Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”. Dificuldades existem para ser superadas. Melhorar seu desempenho nas disciplinas e conteúdos de que menos gosta pode contribuir muito em sua nota final.

10) Tire suas dúvidas

Quando tiver dúvidas, pergunte. Lembrem-se sempre de que o emocional também contará muito nessa maratona. O importante é manter o foco, não desistir e pedir ajuda sempre que necessário.

 

 

 

Tags: Faculdade, Medicina

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/944-jogo-da-baleia-azul-e-seus-desafios-dicas-para-a-prevencao-de-pais-e-alunos
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/940-enfim-o-brasil-tem-uma-base-curricular-nacional