A Liverpool dos Beatles

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Liverpool dos Beatles: cinco lugares históricos e imperdíveis que todo fã precisa conhecer na cidade.

O roteiro completo do que fazer em Liverpool, na Inglaterra, para ficar por dentro da história da banda mais famosa do mundo.

Na quinta-feira (28) estreia nos cinemas nacionais o filme Yesterday, nova empreitada do diretor Danny Boyle (Quem Quer ser um Milionário?).  No longa, durante um apagão que dura 12 segundos, Jack Malik (Himesh Patel) é atropelado por um ônibus e acorda num hospital. Mas após seguir com sua rotina habitual, ele descobre algo chocante. Ninguém parece se lembrar da existência e não há registros históricos dos Beatles. Somente ele carrega as memórias do grupo, assim como suas canções. Depois de muito refletir, Malik decide apresentar ao mundo as músicas da banda como se essas fossem dele, tornando-se um novo popstar nacional.

O filme aborda os impactos indiretos de um mundo que não teve a influência dos Beatles e supõe como seria essa nova cultura pop sem eles. O cenário é difícil de ser imaginado: a banda mais famosa do mundo vendeu 600 milhões de álbuns, teve mais de 21 singles no topo das paradas e até hoje segue batendo recordes de regravações. Somente Yesterday, música que dá nome ao filme, tem cerca de 3000 covers. Além disso, Os Beatles inspiraram e inspiram uma série de artistas, como Coldplay, Oasis, Michael Jackson, Nirvana, Dave Grohl, Foo Fighters, Billy Joel, The Mamas & The Papas, Ed Sheeran, Spice Girls... No Brasil, eles catapultaram o movimento da Jovem Guarda, que revelou Roberto e Erasmo Carlos, Wanderléa e tantos outros. Acordar num mundo sem Beatles seria perder uma boa parte de nossas referências musicais.

Felizmente, minha realidade foi bem diferente da mostrada no filme. De olho nesta estreia, fui convidado pela Visit Britain, órgão de turismo do Reino Unido, a conhecer Liverpool, na Inglaterra, em julho deste ano. A cidade natal de Paul, John, Ringo e George serviu não só de berço para a banda como foi fonte de inspiração para grande parte dos hits dos Beatles.

Durante os três dias que fiquei em Liverpool, tive a oportunidade de conhecer lugares diretamente linkados à banda e sua história. Abaixo, separei o que realmente vale a pena conhecer por lá.

The Beatles Story 

Básico do básico, o museu foi inaugurado nos anos 1980 para atender uma demanda cada vez maior de turistas que iam a Liverpool somente para pisar nas terras onde Paul, John, Ringo e George nasceram, cresceram e existiram. Desde então, o espaço no também tradicional Albert Dock já foi reformado e atualizado algumas tantas vezes.

Funciona como qualquer museu. Na entrada, há fones disponíveis com traduções para várias línguas, português do Brasil incluída. E todo o trajeto é baseado na timeline do grupo: começa na infância dos integrantes e termina na carreira solo de todos eles. Traz também homenagens para John Lennon e Yoko Ono, numa sala que reproduz o piano e as palavras de Imagine que me causaram vários arrepios.

O museu acerta na quantidade e qualidade dos detalhes. Uma série de instrumentos originais, figurinos, letras escritas a mão e produtos da Beatlemania te dão a dimensão do gigantesco sucesso que eles fizeram pelo mundo. Em cada área há painéis que contam histórias pouco conhecidas, como a relação dos músicos com o empresário Brian Epstein. Reproduções fiéis das décadas de 50 e 60, como o lendário Cavern Club, a casa noturna Star Club, de Hamburgo, e até a redação do jornal Mersey Beat, primeiro a colocar o grupo num manchete de capa, ajudam na imersão. Vale com força, até para quem não é fã.

 

The Beatles Story Museum

Britannia Vaults, Albert Dock, Liverpool L3 4AD, Reino Unido.

 

The Cavern Club

Antigamente, a Matthew Street, em Liverpool, era apenas um beco de bêbados. Hoje, tornou-se a principal rua boêmia da cidade, pelo menos para os turistas. Era lá que funcionava o Cavern Club original. Demolido no início dos anos 1970, o bar/balada hospedou mais de 280 shows dos Fab Four antes da fama.

Por conta da demanda, o Cavern foi reinaugurado em 1984, fechou em 1989 e depois voltou a abrir em 1991, quando foi vendido para os atuais donos, não por coincidência, fãs dos Beatles. Trata-se de uma reconstrução, já que os arcos originais foram drasticamente afetados pela demolição. No entanto, há de se admirar o trabalho dos arquitetos responsáveis, que literalmente copiaram a atmosfera do clube cinquentista.

Situado abaixo de vários lances de escadas, o bar subterrâneo traz shows de músicos locais diariamente. Mas estando num lugar essencialmente procurado por seu passado, é óbvio que o repertório da maioria gira em torno dos Beatles. Durante a uma hora que fiquei por lá numa noite de quarta-feira, um dos cantores que se apresentava cantou I Want Hold Your Hand, Help, Penny Lane e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, mesclando com hits atuais de Bruno Mars, Ed Sheeran e Shawn Mendes, entre outros.

A plateia, claro, é formada por muitos turistas e um público mais velho do que normalmente você encontraria numa balada. E apesar do atual Cavern Club ser uma reconstrução, a sensação de estar num lugar de importância histórica é única.

Dada a fama internacional, o Cavern ainda abriga alguns eventos importantes para a cidade de Liverpool. Já apresentaram-se lá com shows intimistas Paul McCartney em carreira solo, Adele, Jessie J. e até o Oasis.

 

The Cavern Club

10 Mathew St, Liverpool L2 6RE, Reino Unido

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1254-monumentos-pre-historicos-na-irlanda
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/1252-dicas-de-passeios-em-familia-em-belo-horizonte