O Grande “Estresse” da Geração Y

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
A ansiedade é muito característica da Geração Y, algo difícil de controlar.

“Quero logo iniciar minha faculdade”, “entrar no mercado de trabalho e conquistar uma boa vaga”, “trabalhar em uma empresa que seja dinâmica, que me dê uma boa remuneração, que não tenha todo aquele estresse.” São muitos os pontos que os Ys valorizam e exigem, mas não basta só querer, tem que fazer por merecer.

Para os que ainda estão no ensino médio, não basta só querer entrar logo na faculdade, primeiro tem que se preocupar em passar de ano, não se pode desejar tanto o futuro e esquecer-se do presente. Os que estão tentando ingressar devem estudar para garantir sua vaga. E os que já estão dentro não podem esquecer-se de remar, precisam acompanhar o barco, e nesse contexto, estar dentro não é significado de estar junto.

É difícil conquistar uma boa vaga, com boa remuneração, que seja um emprego dinâmico e sem todo aquele estresse, conseguindo juntar todos esses pontos em um só emprego. Primeiramente, para conquistar a tão sonhada vaga, precisa-se de uma boa formação, ou mesmo de uma ótima experiência de emprego, já vivida na área em que se quer atuar; dificilmente as empresas dão chance de cargo tão alto para alguém que terá seu primeiro emprego, pois, com razão, têm medo de o contratado não dar “conta do recado”. A boa remuneração irá depender dos esforços realizados, do interesse pelos assuntos tratados, de mostrar serviço e “vestir a camisa da empresa”. Não basta sentar na cadeira e lá ficar todos os dias fazendo a mesma coisa, sempre do mesmo jeito.

Não é característico da Geração Y inovar? Vai de cada um fazer o seu local de trabalho e dependerá de você, também, que ele seja dinâmico e instigante de se trabalhar. E quanto ao “estresse”, qual trabalho que não tem “estresse” vez por outra? Você quer um emprego perfeito? Com certeza haverá situações difíceis de passar, tarefas árduas que vão exigir muito, mas deve-se enfrentar essas situações. Não é porque um dia não foi bom que todos os outros serão ruins também.

Como os jovens Ys são muito ansiosos, podem cometer muitos erros ao tomar decisões precipitadas e acabarem se prejudicando, antes mesmo de tentar analisar a situação vivenciada. Um grande defeito dos Ys, assim como meu.

Vanessa de Assis

A Vanessa deu conta, enquanto Y, sobre o autoconhecimento.

Não existe controle algum sobre qualquer situação na vida se você não tem posse dos seus pensamentos e atitudes. O estresse e a ansiedade não são propriedades somente de vocês, Ys, mas de toda uma nação, talvez esse seja o novo mal da sociedade!

Mas, como bem colocado, cabe a cada um parar, pensar e depois agir.

Maurício Sampaio

Muito pouco se fala sobre o que acontece agora que a Geração Y, de fato, já está ficando mais velha. Os primeiros jovens dessa geração já estão alcançando uma idade em que os desafios se transformam. E agora não há mais a quem recorrer. O jovem começa a se perceber como solitário em suas decisões.

Chegou o momento de se discutir o que deve acontecer com a Geração Y. Como ela irá se apresentar para os desafios da sociedade. Nos últimos anos, aprendemos a considerar essa geração como a de maior POTENCIAL da história, principalmente por conta da grande exposição às informações e às tecnologias. Agora, precisamos ver esse potencial se transformar em valor. Esse é o grande desafio da Geração Y.

 

Fonte: Exame

 

 

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/810-cientistas-do-mit-criam-metodo-para-manipular-sonhos
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/808-os-5-paises-mestres-em-educacao-superior