A Diferença das Notas dos Cotistas para Entrar nas Federais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Levantamento parcial do MEC mostra que as notas exigidas dos cotistas não têm sido tão menores em relação a dos demais candidatos. Para medicina na UFRJ, diferença é de 1,8.

No primeiro ano de vigência da Lei das Cotas, deverá ser mais fácil entrar em uma universidade federal usando o mecanismo de reserva de vagas. Mas não será tão mais fácil assim. É o que mostra levantamento do Ministério da Educação divulgado hoje com as notas de corte para os alunos em geral e aqueles oriundos de escolas públicas que optaram pelas cotas.



Em poucos casos, a nota para esses últimos chega a ser maior do que para a concorrência em geral, como para o curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará (sublinhado na tabela abaixo).

Para o curso de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a diferença é de apenas 15 pontos, ou 1,8%.

O levantamento do MEC engloba apenas cinco federais e é parcial. Até amanhã, estudantes ainda podem mudar a ordem de preferência de cursos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por isso as notas de corte são atualizadas a cada dia pelo governo, o que auxilia os estudantes a escolher as graduações com mais chances de sucesso.

Mas, até o momento, a distância verificada não é tão grande, o que foi motivo de comemoração ontem pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. É possível, porém, que essa diferença aumente com a expansão das cotas.

As universidades são obrigadas a reservar apenas 12,5% das vagas para alunos das escolas públicas este ano. Mas esse número chegará a 50% até 2016.

 

 

 

 

Fonte:Exame

 

 

 

 

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/911-instinct-da-aulas-online-e-gratuitas-de-violao
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/909-11-habilidades-que-o-mercado-exige-e-a-faculdade-nao-ensina