Mona Lisa Viaja 380 Mil Quilômetros no Espaço

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Mona lisa agora é um ícone interplanetário. A Nasa fez com que a obra de Leonardo da Vinci fosse transmitida por mais de 380 mil quilômetros até um satélite na Lua, o Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO).


Para conseguir esse feito, a Nasa estabeleceu pela primeira vez na história uma comunicação entre a Terra e um satélite artificial com um laser como meio de envio dos dados. Antes, esse método só tinha sido usado para determinar a posição e a altitude do satélite em relação à Terra e à Lua.


A imagem foi dividida em vários fragmentos de 150×200 pixels. A atmosfera da Terra fez com que algumas partes da imagem não fossem entregues e a foto ficasse com pontos faltando. Mas a Nasa conseguiu reconstruir a imagem com uma tecnologia presente nos leitores de CD e DVD e, então, a imagem ficou perfeita.

O objetivo dessa experiência da Nasa foi descobrir se o sistema de comunicação da próxima missão lunar, que estudará a atmosfera e a poeira da Lua, realmente funcionará. A tecnologia de transmissão de dados por laser também deve ser usada em outras missões e melhorar a comunicação entre a Terra e as naves no espaço.

 

Fonte: Exame Info

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/922-quem-foi-a-verdadeira-alice-do-pais-das-maravilhas
  • /index.php/salas/65-espaco-cultural/noticias/920-prouni-abre-inscricoes-para-mais-de-144-mil-bolsas