A Arquitetura no Estilo Bizantino

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Arquitetura

No início de 330 D.C. , quando no Império Romano Oriental, Bizâncio, em Constantinopla, tornou-se sede da residência real do Imperador Constantino e quando o cristianismo foi declarado a religião oficial, começou o primeiro impulso do estilo Bizantino, sendo que ele atingiu seu grau mais elevado no séc. VI, espalhando-se por todo Império e se estendendo até ao norte da África, neste mesmo século atingiu a Escócia e a Irlanda onde se misturou com a Arte Céltica.

Depois penetrou nos Estados Balcânicos e na Itália. Sob a influência do Império Macedônio, no séc. IX tomou nova vida e estendeu-se até o séc. XII, quando se misturou com todos os estilos românticos da Europa. Enquanto isto, em 1453, os Turcos tomaram Constantinopla e a Igreja de Santa Sofia se tornou modelo para todas as construções de Mesquitas Turcas.

A Igreja de Santa Sofia é o edifício tipo do Estilo Bizantino. É construção de acordo com um plano central, constituída de uma grande cúpula central, que se escora em duas semi-cúpulas. Disto resulta uma grande nave de 31 metros de diâmetro. A cúpula central, por fora, tendo forma deprimida, tem efeito pouco feliz. Por isso, em outras construções procuram dar mais leveza, colocando-a sobre um tambor poligonal (pequena metrópole de Atenas). O plano em cruz grega teve grande voga, primeiro com uma só cúpula, depois com cinco, sendo que uma no centro e as outras uma em cada braço da cruz. A Igreja de São Marcos de Veneza é o mais belo exemplo e o mais conhecido. O plano da basílica foi adotado em muitas construções, como a de Santo Apolinário de Ravena. É notório nas colunas destas naves o “coxim” intercalo entre o capitel e o arco. Tal disposição deve-se somente à utilização de colunas provenientes das ruínas romanas.

Elementos Ornamentais

Escultura Ornamental – é uma forma de gravura sobre pedra, que lembra o bordado. Existem muitos capitéis assim esculpidos.

Mosaico – da decoração bizantina o mosaico é a parte mais importante.
Entrelaço – é o motivo também nos mosaicos e é de origem mesopotâmica.

 

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/arquitetura/34-estilo-arquitetonico/62-a-arquitetura-romanica
  • /index.php/salas/arquitetura/34-estilo-arquitetonico/60-a-arquitetura-crista-primitiva