A Arquitetura Persa

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Começou a arte persa com os aguerridos Medas. Conquistaram eles o reino dos Elamitas e sua capital em Suza. A não ser a fundação do império Persa, nada mais restou dos Medas, um povo desaparecido na voragem do tempo.

Belicosos, os persas fizeram muitas conquistas. E cada novo país conquistado, os persas levaram os artistas e artesãos. Desta forma, a Pérsia sofreu influência dos assírios e babilônicos... e até mesmo de egípcios e helênicos.

 

A Arquitetura

Grande a influência siríaca, principalmente nos palácios e túmulos de Suza e Persépolis – plataformas elevadas e ornatos esculpidos: touros alados com cabeças humanas, leões alados, baixos-relevos e ladrilhos esmaltados em cores.

 

Ornatos e Estilos

A principal característica dos ornatos era a forma geométrica muito cheia de losangos, espirais e triângulos. De vários motivos de ornatos, no entanto, tamanha a força da estilização, torna-se difícil reconhecer a origem e influência. Vários motivos ornamentais foram tirados da flora e fauna da região.

Perdeu a arte persa sua característica própria, quando da invasão de Alexandre. Posteriormente, modificou-se pela influência muçulmana.

 

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/arquitetura/34-estilo-arquitetonico/56-a-arquitetura-nas-artes-orientais
  • /index.php/salas/arquitetura/34-estilo-arquitetonico/54-a-arquitetura-egipcia