Invenção do Orelhão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O orelhão

Telefone público conhecido em todo país e durante muito tempo de grande utilidade para a população brasileira, completou 45 anos em abril. Vale a pena registrar que o orelhão foi criado pela arquiteta e designer sino-brasileira Chu Ming Silveira, nascida em Xangai e formada em Arquitetura e Urbanismo na FAU-Mackenzie, em São Paulo, no ano de 1964.

Em 1966, ela começou a trabalhar na Companhia Telefônica Brasileira (CTB), em São Paulo, realizando anteprojetos, supervisão e coordenação do desenvolvimento dos projetos de Centrais Telefônicas e Postos de Serviço, além de acompanhamento de obras.

Chu Ming inspirou-se na forma do ovo para propor uma estrutura forte, leve, resistente ao sol e à chuva, barata, e com um bom desempenho acústico. Isso porque a maior parte do ruído externo era refletido pela forma, enquanto que os sons produzidos internamente convergiam para o centro do raio de curvatura, localizado logo abaixo do ouvido do usuário médio, minimizando a interferência na comunicação.

Chu Ming, que completaria 76 anos ontem, dia 4, ganhou homenagem do Google em doodle de ontem.

ORELHÃO WI-FI

O avanço tecnológico das telecomunicações e a mobilidade das comunicações levou o orelhão ao completo ostracismo no Brasil e motivo de descaso por parte das empresas de telecomunicações mais interessadas nos lucros que na finalidade social do serviço.

No formato atual só para chamada de voz, o orelhão caiu em desuso nas grandes, mas ainda tem papel fundamental para os excluídos digitais do interior do país.

O orelhão hoje tem outras possibilidades, além de chamadas de voz devia funcionar como ponto de conexão wi-fi para atender a população. Isso já é feito com sucesso Nova York, mas aqui os empresários do setor não tem nenhum compromisso com o fim social das telecomunicações ou com a inclusão digital de milhões.

Tags: orelhão

Imprimir Email

  • /index.php/salas/historia/59-invencoes/1778-invencao-da-pilha
  • /index.php/salas/historia/59-invencoes/1776-invencao-da-urna-eletronica