A Literatura no Arcadismo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

  • Iluminismo na Europa - Lógica e Raciocínio - Século das Luzes
  • Início do Século XVIII, Decadência do Pensamento Barroco
  • Implantação do Neoclassicismo Literário
  • Ausência de Fortes Emoções
  • Padrões Moderados
  • Busca de Pureza e Simplicidade


"Lede que é tempo os clássicos honrados,
Herdei seus bens, herdei essas conquistas."

(Filinto Elásio - Árcade português)

Início em Portugal e no Brasil

A fundação, em Portugal, da Arcádia Lusitana, em 1756, e da Arcádia Ultramarina, no Brasil, em 1768, marcam o início do Arcadismo Luso-brasileiro.

O Brasil do Ouro

Minas Gerais vive a febre do ouro e no final do século XVII, o centro econômico e administrativo do Brasil transfere-se para Vila Rica, atual Ouro Preto.

Para lá seguem muitos artistas e artesões europeus que terão a missão de transformar Vila Rica, com a construção de igrejas e monumentos.

Intercâmbio Cultural e Nova Literatura

Os novos ricos levam seus descendentes a estudar na Europa e voltam de lá com novas visões sócio, política e cultural.
Desse intercâmbio nascem os poetas árcades de Minas Gerais, que pretendem combater, com suas obras, o Barroco literário, no mesmo momento em que obras-primas (esculturas) como as de Aleijadinho (1730-1814) estão em alta na colônia.

Empobrecimento e Conflitos Políticos

Com a redução drástica da produção de ouro, na segunda metade do século XVIII, o governo português tenta impor pesados impostos para compensar as perdas com o precioso metal.

Influenciados pelos movimentos de independência americanos, a elite mineira representada por: juristas, intelectuais, poetas, sacerdotes e militares, tramam contra a coroa, no processo conhecido por Inconfidência Mineira, fazendo com que o movimento árcade brasileiro perdesse força, pois poetas importantes como Cláudio Manuel da Costa, além de outros, foram presos e alguns morreram.

Principais Representantes Luso-brasileiros

Em Portugal, o principal representante desse movimento literário é Bocage (1765-1805), figura rebelde da Literatura Portuguesa, também considerado um pré-romântico por suas inovações estéticas.

No Brasil, o movimento deu-se, principalmente, em Minas Gerais com: Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Basílio da Gama.

Lira LXII

 

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/literatura/30-estilo-literario/43-a-literatura-no-romantismo
  • /index.php/salas/literatura/30-estilo-literario/41-a-literatura-no-barroco