A Literatura no Realismo
- Descrição da Realidade Externa
- A Realidade tal como é
- Não a Injustiça e a Opressão
- Revolução Industrial e Proletariado
- Nascimento de Grandes Movimentos Sociais e Políticos
- Socialismo, Comunismo, Anarquismo e Sindicalismo
- Novos Campos do Conhecimento: Sociologia e Psicologia
- Positivismo e Exageros Cientificistas
O Realismo é uma reação contra o Romantismo: O Romantismo era a apoteose do sentimento; - o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos - para condenar o que houve de mau na nossa sociedade. (Eça de Queirós)
Flaubert Causa Tremores na Sociedade Francesa
França, 1856, Gustave Flaubert é processado por ofender a moral pública. Motivo: a publicação de seu romance Madame Bovary, hoje considerada obra-prima e precursora do Realismo na Europa.
Realismo: O Nascimento
O Realismo nasceu como um movimento de reação ao Romantismo europeu, que já dava sinais de decadência. Como escola literária, se estendeu aproximadamente de 1830 a 1880. Na França, durante o século XIX, as novas teorias científicas, o surto industrial e a difusão do pensamento de Augusto Comte - o positivismo - fizeram surgir uma visão de mundo mais objetiva, ou, sob certo ponto de vista, mais científica.
Influências na Literatura
Nesse ambiente, é claro, a literatura também sofreu influência e autores como Stendhal, Balzac e, principalmente, Flaubert, se dedicaram a escrever obras sem o sentimentalismo e o individualismo dos românticos. Aos poucos, o Realismo vai delineando suas características. Os autores não mais deveriam se preocupar com seu mundo interior ou com questões metafísicas e sim dar atenção ao "mundo real".
Verdades Absolutas
No Realismo, a arte e a literatura devem representar a verdade absoluta e objetiva, devem ser um espelho do mundo sensível e dar atenção à fidelidade máxima à natureza física e psicológica do homem. Esta escola literária tenta reproduzir a realidade de maneira exata, perfeita, sempre fruto da observação minuciosa dos fatos. É por isso que alguns críticos afirmam que, com o Realismo, se inaugura a fase do "romance documental", ou seja, os romances desse período são mesmo descrições duras da realidade e procuram se assemelhar ao máximo daquilo que os olhos vêem e do que tudo o que se comprova por experimentação.
Resumo
Memórias Póstumas de Brás Cubas.
- /index.php/salas/literatura/30-estilo-literario/45-a-literatura-no-naturalismo
- /index.php/salas/literatura/30-estilo-literario/43-a-literatura-no-romantismo