Amedeo Modigliani

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

Amedeo Modigliani (1884-1920) foi um pintor e escultor italiano, conhecido como o “príncipe de Montparnasse”, famoso por seus retratos com rostos alongados e os nus eróticos que fizeram dele uma das grandes personalidades da pintura do início do século XX.

Amedeo Clemente Modigliani nasceu em Livorno, Itália, no dia 12 de julho de 1884. Foi o quarto filho de uma família judia de pequenos comerciantes de tecidos.

Infância e juventude

Desde pequeno, Amedeo Modigliani sofreu com diversas doenças que comprometeram seus estudos regulares. Em 1897 começou a estudar pintura em sua cidade natal, na Escola de Belas Artes, com Guglielmo Micheli. 

Em 1902, se inscreveu na Escola Livre de Estudos do Nu de Florença. Em 1903, em Veneza, inscreve-se no Instituto de Belas Artes. Em 1905 pinta Jovem Sentada:

Em 1906 mudou-se para Paris e alugou um estúdio em Montmartre. Frequentava os cursos de nu na Academia Colarossi. Em 1907 conhece o médico e colecionador Paul Alexandre, um admirador e colecionador de suas obras.

Em 1910, participou do Salão dos Independentes com seis obras, entre elas “Busto de Jovem Nua” (1908), A Judia (1908) e O Violoncelista (1909).

O encontro com o escultor Constantin Brancusi marcou a carreira de Amedeo, que por um longo período passa a se dedicar ao desenho e à escultura em pedra. Em 1912, no X Salon d’Automne, expõe oito esculturas de pedra que segundo ele deveriam se lidas como “um conjunto decorativo”

Durante os anos dedicados à escultura, Modigliani não abandonou totalmente a pintura. Entre 1910 e 1914 pintou cerca de dez obras, entre elas Paul Alexandre Diante de uma Vidraça (1913), quando aplicou na pintura o estilo alongado que havia desenvolvido na escultura.

Em 1914 abandonou por completo a escultura e retorna aos poucos à pintura. Em 1916 retrata importantes personalidades artísticas e literárias de seu círculo de amizades, entre eles Picasso, Matisse e Radiguet e o galerista Leopold Zborowski. 

Em 1917 pinta uma série de mais de "30 nus femininos". Conhece Jeanne Hébuterne, então com 19 anos, e juntos vão morar na Rua de La Grande Chaumiére.

Em dezembro de 1917, Modigliani faz sua primeira mostra na Galeria Berthe Weill. Alguns nus expostos na vitrine causaram escândalo e o fechamento da mostra por ordem da polícia.

Muitas vezes, Modigliani é citado como um expressionista, no entanto, o artista nunca se interessou por representar a natureza, só se conhece três paisagens e nunca representou nenhuma natureza morta. Suas esculturas não se enquadram em nenhuma tendência predominante na época – o cubismo e o futurismo. Em 1919, ainda no sul da França, pinta Ciprestes e Casas. Nesse mesmo ano retorna a Paris, quando a tuberculose se agrava.

Amedeu Modigliani dedicou sua vida inteira à arte do retrato, mas fez poucos autorretratos. Em 1920, pouco antes de morrer, pintou o Autorretrato com Paleta. A tela está no Museu de Arte de São Paulo.

Amedeo Modigliani faleceu em Paris, França, no dia 24 de janeiro de 1920. Dois dias depois, Jeanne se suicida. Os dois são sepultados lado a lado no Cemitério Pére Lachaise, em Paris.

 Em 1918, Modigliani e Jeanne, grávida, deixam paris e passam um período em Côte d’Azur, para tratar da saúde do artista e fugir dos bombardeios da Primeira Guerra. Em novembro nasce sua filha. É dessa época a tela Jeanne Hébuterne Sentada com o Braço Sobre o Espaldar (1918).

Imprimir Email

  • /index.php/salas/artes-plasticas/38-pintores/1750-claude-monet