László Biró

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

László József Biró (em húngaro: Biró László József; em espanhol: Ladislau José Biro (Budapeste, 29 de setembro de 1899 — Buenos Aires, 24 de outubro de 1985) foi um inventor húngaro naturalizado argentino.

Inventou a moderna caneta esferográfica.

Biró nasceu em Budapeste, Áustria-Hungria, em 1899. Apresentou sua primeira versão da caneta esferográfica na Feira Internacional de Budapeste, em 1931. Quando trabalhava como jornalista na Hungria, percebeu que a tinta usada na impressão de jornais secava rapidamente, deixando a folha impressa seca e sem manchas. Tentou usar a mesma tinta em uma caneta-tinteiro, percebendo que a tinta não fluía para a ponta da mesma, pois era muito viscosa.

Trabalhando juntamente com seu irmão Georg, um químico, desenvolveu uma nova ponta, consistindo de uma esfera que girava livremente na ponta da caneta, e assim que a mesma fosse colocada na posição de escrever a esfera era molhada na tinta de um cartucho, esfera esta que rotacionada devido ao atrito com uma folha de papel deixava uma trilha de tinta. Biró patenteou a invenção em Paris, em 1938.

Em sua terra natal, sua natureza inquieta o levou a tocar muitas profissões diferentes, despachante aduaneiro, corretor de automóveis, de porta em porta, escultor, pintor e inventor.

Quando Ladislau teve a ideia de invenção que o tornariam famoso, a caneta, ele inventou a caneta-tinteiro, uma máquina de lavar, um sistema de mudanças automáticas nos registros e um veículo eletromagnético. A história diz que ele ficou chateado com as condições que causaram-lhe a caneta-tinteiro quando ele é preso no meio de uma entrevista e fiquei com a ideia desde o seu início enquanto assiste algumas crianças brincando na rua com bolas de gude. Em algum ponto de um deles passou por uma poça e saiu da água, traçando uma linha sobre a superfície seca da rua. 


A dificuldade de traduzir esse mecanismo para um instrumento de escrita, em seguida, estabelecer-se na incapacidade de desenvolver as áreas de um tamanho pequeno o suficiente. Com essa ideia Biró patenteado na Hungria em 1938, um protótipo. Mas nunca foi comercializado. 

Em 1943 ele e seu irmão emigrado para a Argentina com Juan Jorge Meyne, seu sócio e amigo que o ajudou a escapar da perseguição nazista. Algum tempo depois, sua esposa Elsa e sua filha Mariana também desembarcar em Buenos Aires.

A principal razão que eu escolhi este destino foi em 1938, Agustín Pedro Justo, que foi presidente da Argentina, o havia convidado para se instalarem no país, quando por acaso se encontrou com ele num momento em que a Jugoslávia Biró estava fazendo notas para jornal húngaro. Basta preencher Agostinho viu um telegrama com um protótipo da caneta e espantado com esta forma de escrever começou a conversar com ele. Biró disse ele sobre a dificuldade em obter um visto e Feira, que ainda não tinha dito que ele estava, ele disse que na Argentina, sua invenção teria um grande potencial para a produção de escala. Em seguida, deu-lhe um cartão que dizia: Agustín P. Direita: o Presidente. 

Em 10 junho de 1940, a empresa formada Meyne Biro Biro. Em uma garagem com 40 trabalhadores e um orçamento baixo aperfeiçoou o seu invento e se lançou para o mercado sob a marca caneta esferográfica nome Ball (sigla formada a partir das sílabas iniciais de Biró e Meyne). No primeiro livreiros considerou que estes "pequeno lápis e tinta" foram muito barato para vender como uma ferramenta de trabalho e vendidos como brinquedos para as crianças. A este respeito, em sua última entrevista antes de sua morte, Biró disse: "brinquedo" Minha feitos 36 milhões dólares na tesouraria da Argentina, o país ganhou dinheiro com a venda de produtos da terra, mas não o cérebro. " 

Quando eles começaram eles foram chamados spherographic promovido e enfatizou que ele estava sempre carregado, secas no ato, autorizado a fazer cópias com papel carbono, foi única para a aviação e foi tinta indelével.

Em 1943 Eversharp licenciada a sua invenção a Faber, Estados Unidos, em seguida, a soma extraordinária de US $ 2.000.000, e em 1951 Marcel Bich da França.

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/historia/51-inventores/501-rubik
  • /index.php/salas/historia/51-inventores/483-karl-benz