Rubik

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Nascido em 13 de Julho de 1944, o húngaro Ernõ Rubik estudou arquitetura e design na Escola Superior de Artes Aplicadas e Ofícios em 1960. Ele aceitou o convite para tornar-se instrutor de lá, e em suas horas vagas desenvolvia modelos e trabalhos em desenhos tridimensionais. 

Foi o inventor do brinquedo mais curioso e interessante da história popular, o cubo mágico, como nomeou o seu projeto, O primeiro protótipo do seu cubo foi concluído em 1974, e ele solicitou uma patente sobre o projeto no início de 1975.. O nome foi alterado pela Ideal Toys para "cubo de Rubik". Nesse mesmo ano, ganhou o prêmio alemão do "Jogo do Ano" (Spiel des Jahres).

Segundo a lenda, Ernõ Rubik demorou um mês para resolver o cubo pela primeira vez.

O invento é descendente dum protótipo 2x2x2, criado por Larry Nichols (Lavourensis Plenus) em Março de 1970. O Cubo Mágico é um quebra-cabeça que consiste num cubo. Cada uma das suas seis faces está dividida em nove partes, 3x3x3, num total de 26 peças que se articulam entre si devido ao mecanismo interior central, oculto no cubo.

Em sua forma padrão, o cubo é composto por vinte e seis peças, com seis faces, distribuídas na cor amarela, branca, laranja, azul, vermelho e verde.

Uma vez que o cubo é desarrumado, reposicionar as partes de volta à sua forma natural não é tão fácil.

Em 1977 seu "cubo mágico" estava sendo fabricados na Hungria, porém, seu sucesso de popularidade se deu na Europa, mesmo sem uma boa campanha de marketing ou publicidade.

Em 1980, foi introduzido também na América e ficou mundialmente famoso como Cubo de Rubik.

O brinquedo foi vendido por milhões e atraiu a atenção dos matemáticos e outros membros da comunidade acadêmica, mas também se tornou um evento competitivo em 1982, quando Budapeste sediou o primeiro dos muitos campeonatos mundiais.

 

 

Imprimir Email

  • /index.php/salas/historia/51-inventores/579-guglielmo-marconi
  • /index.php/salas/historia/51-inventores/486-laszlo-biro