A Invenção do Sanduíche

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A sanduíche é assim chamada em homenagem a John Montagu, 4º Conde de Sandwich, em cuja honra este nome é dado ao “petisco” composto por duas fatias de pão contendo dentro variados tipos de alimentos e ingredientes como carnes, queijos, enchidos, legumes, molhos, etc.

Esta personagem, John Montagu, foi um aristocrata que tinha uma enorme paixão por jogos de cartas. E era tanto seu gosto para estes jogos, que ele se recusava a fazer as devidas interrupções para comer pelo que os seus servos lhe levavam a comida entre duas fatias de pão afim de que ele se pudesse ir alimentando sem ter que parar de jogar.

Reza a lenda que foi em Aachen, na Alemanha, que foi inventado este alimento, porque era aí que na altura o Conde de Sandwich se encontrava como parte da comitiva que participava nas negociações de paz em representação da Imperatriz Maria Teresa.

A sanduíche pode ter muitas denominações diferentes, dependendo das variantes de ingredientes utilizados e até dos diferentes lugares onde é consumida. Pode-se chamar de sanduíche, sandocha, emparedado, sánguche, sangüiche, bolo, lanche, pepito e muitas outras designações. E não podemos esquecer também que as baguetes, os hambúrgueres ou os famosos cachorros-quentes  são do mesmo modo incluídos e considerados variantes da sanduíche original.

Actualmente, não por motivos de amor ao jogo mas sobretudo pelo ritmo de vida que a maioria de nós é obrigada a levar, a sanduíche tornou-se uma boa alternativa alimentar devido ao seu lado prático e funcional. É extremamente apreciada e consumida pelas camadas mais jovens.

A verdade é que com os ingredientes certos a sanduíche pode tornar-se numa refeição nutritiva e saudável.

 

Tags: A Invenção do Sanduíche

Imprimir Email

  • /index.php/salas/historia/59-invencoes/1401-a-origem-do-arco-e-flecha
  • /index.php/salas/historia/59-invencoes/1399-a-invencao-do-sabao